O que são consideradas Obras de Arte Especiais na construção civil?

Na construção civil é usado o jargão técnico de Obras de Arte Especiais (OAEs) para grandes construções de infraestrutura: pontes, rodovias, viadutos, túneis, ferrovias, etc. Geralmente essas obras são destinadas a estruturar ou fortalecer redes viárias, circulações de pessoas, produtos e veículos.

Para fazer o projeto de uma obra de arte é necessário a participação de engenheiros civis e arquitetos com especialização em Estruturas ou engenheiros de estruturas.

O objetivo principal quando se quer construir uma obra de arte desse tipo é transpor algum obstáculo ou facilitar a logística de mobilidade no espaço, pode ser um conjunto de ruas (viaduto/túnel), um rio (ponte), grandes distâncias (rodovias/ferrovias) e dai por diante.

Quem trabalha com esse tipo de obra, tem a NBR 6118/2017 sempre a disposição, essa norma vai indicar os principais procedimentos para projetos voltados para estruturas de concreto. Outra norma importante é a NBR 9452/2019 que vai estipular os procedimentos de vistorias em pontes, viadutos e passarelas de concreto.

Por serem obras enormes e que afetam grandes parcelas do território, geralmente o principal cliente desse tipo de serviço é o poder público, o nível pode variar entre as esferas do federal ao municipal.

Hoje existem várias empresas especializadas em obras de arte que possuem funcionários específicos caçando licitações desse tipo de obra, também existem empresas focadas em vistorias e consultorias desse tipo de projeto.

Fonte: http://www.habitamos.com.br/obras-de-arte-na-construcao-civil/; Brasil. Manual de projeto de obras-de-arte especiais. Departamento Nacional de Estradas de Rodagem – Diretoria de Desenvolvimento Tecnológico, Rio de Janeiro, 1996. 225p

Compartilhe
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter

Cadastre-se e receba
nossas novidades