Não importa se a construtora vai fazer uma reforma, construir um prédio residencial ou uma obra pública, controlar as compras é essencial para ter lucratividade, ver os negócios crescerem e oferecer máxima qualidade.
1. Defina as necessidades do projeto
Criar um planejamento eficiente com o orçamento correto e um cronograma de obras detalhado é o primeiro passo para realizar compras sem erros e desperdícios.
Para isso, é preciso desenvolver o planejamento contando com o passo a passo de cada etapa da obra.
Dessa forma, identificar quais os materiais e equipamentos serão necessários em cada momento. Além disso, fica mais fácil saber quando os pedidos devem ser feitos e entregues
Apenas identificando as necessidades reais do projeto, incluindo a mão de obra, é possível se preparar para comprar tudo de maneira inteligente e buscando opções mais vantajosas.
2. Controle o estoque
Toda construtora possui um estoque, mas nem sempre sabe o que está armazenado, a quanto tempo está lá, o que foi retirado e retornou e o que está em falta.
Saber exatamente quais os produtos no estoque são essenciais para um bom planejamento de compras. Muitas vezes, observando o estoque, é possível reduzir o número de materiais que devem ser comprados para executar um projeto. Não é raro ter sobras de outras obras que podem servir para a próxima.
Lembre-se: o controle de estoque inclui pensar nas exigências que cada produto tem na hora do armazenamento, garantindo que a qualidade seja preservada e desperdícios não ocorram.
3. Crie um sistema de organização
Comprar e estocar exige controle, o que só se consegue sabendo, exatamente, qual o procedimento para realizar a compra e garantir a entrega do produto. Sempre que começar a se preparar para compras na construção civil, utilize um sistema de checagem que inclua:
Orçamentos e cotações
Tenha uma tabela de valores do mercado para consultar e comparar possíveis fornecedores para os insumos do seu projeto e atualize-a constantemente. Saber o que esperar no momento de começar a buscar os materiais necessários é essencial para aproveitar as melhores oportunidades.
Pedido de Compra
Tenha uma área de controle de quais pedidos foram feitos especificando o nome do fornecedor, o prazo de entrega acordado, o valor, a data da solicitação de compra e qualquer outro dado que possua.
Ordens de compra
Crie sempre um documento com o que foi definido nas negociações com os fornecedores. Além de ser uma forma de não perder o controle do orçamento e de prazos, será uma ótima forma de negociar compras para futuros projetos.
Esses elementos ajudam a manter um controle ainda maior do fluxo de caixa da construtora e organizar as compras de mais de um projeto sem riscos de erros ou prejuízos.
4. Pesquise muito antes de comprar
Compras são sempre acompanhadas de pesquisa. O mercado da construção civil oferece diversas opções para as obras. E não estamos falando só de preços, mas de variedades de materiais e serviços.
É muito comum que, ao se falar em pesquisa, as construtoras pensem sempre em preço baixo, mas nem sempre esse é o objetivo. Preços baixos são bons, mas só quando eles vêm acompanhados de qualidade.
5. Busque parcerias
Negociar é sempre a palavra-chave. Buscar melhores preços para grandes volumes e prazos melhores de pagamentos podem fazer uma grande diferença. Uma das melhores formas de aproveitar essas oportunidades? Parcerias.
Estabelecer parcerias com fornecedores pode se tornar uma grande vantagem para a construtora. Afinal, a construtora não vai realizar apenas a obra para a qual está pesquisando preços.
Encontre um fornecedor de qualidade e confiança, com bons produtos, preços justos e que cumpra prazos de entrega.
6. Cuidado com compras de emergência
Não existe gasto mais perigoso na construção que o feito no último minuto. A gestão de compras deve sempre estar atenta ao planejamento para evitar que aconteçam.
Errar na quantidade de material ou não contabilizar algo com antecedência gera um custo muito mais alto. Todas as vezes que a obra precisa de um material de última hora as possibilidades de negociar custos e prazos de pagamento são reduzidas ou completamente eliminadas.
Tecnologia e gestão de compras
Otimizar a gestão de compras de uma construtora é muito mais fácil automatizando alguns processos e reduzindo as chances de erros que possam impactar de forma negativa as decisões tomadas. Quando o assunto é automatização e redução de erros, sem dúvidas, a tecnologia aparece como uma das maiores aliadas.
Ao longo do conteúdo, mencionamos a necessidade de ter um bom planejamento, orçamentos precisos e um bom cronograma de obras, esse é o primeiro momento em que vemos a tecnologia como aliada. Softwares como o guia civil para controlar esses elementos são de grande ajuda para que nenhum erro seja cometido.
Além disso, compras sempre dependem de uma boa comunicação com o financeiro da construtora e um controle de estoque que permita saber a todo momento se há espaço e se existe material em estoque para ser usado. Mais uma vez, o guia civil se torna o mais indicado para esses fluxos de entrada e saída reduzem muito os riscos de erros.
Toda construtora que deseja crescer e aproveitar ao máximo as vantagens no momento das compras deve ter um bom software de gestão de obras. Com o guia civil, além de incluírem controle financeiro e de criação de orçamentos de projetos, criação e atualização de cronogramas e controle de estoque, permitem ainda, otimizar o processo de compras.
Buscar por uma opção que inclua um sistema de contatos facilitados com o fornecedor, permitindo fazer pedidos e conseguir a aprovação do financeiro sem ter que sair do aplicativo, por exemplo, pode ser a diferença entre a lucratividade e o desperdício de recursos em um projeto.
Fonte: https://blog.obraprimaweb.com.br/guia-completo-da-gestao-de-compras-na-construcao-civil/